sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Atividades do Dia Nacional da Visibilidade Trans em Porto Alegre



No próximo dia 29 de janeiro de 2015 celebraremos no Brasil o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Porto Alegre contará com uma programação intensa promovida pelo movimento social de travestis e transexuais da cidade e seus parceiros.

Às 10h será lançado no auditório do Presídio Central de Porto Alegre o livro “Travestis e prisões: experiência social e mecanismos particulares de encarceramento no Brasil”, de autoria do assistente social Guilherme Gomes Ferreira. A obra, resultado da dissertação de mestrado em Serviço Social do autor e patrocinada pelo Instituto Fidedigna, aborda, de forma pioneira no país, as experiências de travestis encarceradas e como lidam com os dispositivos sociopenais da prisão que recaem sobre suas relações com os outros presos, seus companheiros, policiais e familiares, bem como investem sobre suas saúdes, direitos, possibilidades de estudo e de trabalho dentro do cárcere. O lançamento do livro possui um caráter fundamentalmente social, na medida em que pretende devolver às próprias travestis privadas de liberdade os dados da pesquisa que contêm suas narrativas e a de suas/seus companheiras/os de cela. O evento contará com a participação de movimentos sociais de gênero e sexualidade, técnicos e gestores ligados às políticas de justiça, segurança pública e direitos humanos. O livro poderá ser adquirido no evento e a participação é gratuita mediante inscrição pelo e-mail: atendimento@ifidedigna.com.br


No mesmo dia ocorrerá a quarta edição do projeto “Direito à identidade: viva o seu nome”, promovido pelo grupo G8-Generalizando – Grupo de Direitos Sexuais e de Gênero do Serviço de Assessoria Jurídica Universitária da UFRGS, em parceria com a ONG Igualdade – Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul e com o NUPSEX – Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero da UFRGS. O projeto, que vem funcionando desde 2012, tem por objetivo mobilizar um mutirão para protocolar, coletivamente, os processos de retificação de registro civil de travestis e transexuais que desejam alterar o nome no registro de nascimento e em toda a documentação. Assim, os grupos envolvidos se reunirão às 14h no prédio novo da Prefeitura de Porto Alegre (Av. Siqueira Campos, 1300 - 14º andar), a fim de divulgar mais detalhes do projeto e convocar uma caminhada coletiva até o Foro Central da cidade, onde os processos já em andamento serão protocolados. O evento tem entrada gratuita e não exige inscrição prévia.

As atividades em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans se encerram às 18h, com a recepção do casamento civil da Secretária-Adjunta da Livre Orientação Sexual de Porto Alegre, Gloria Crystal, no Chalé da Praça XV. Ingressos por adesão, no valor de R$ 25,00.

Contatos:
Igualdade RS - (51) 3019-0012

Nenhum comentário:

Postar um comentário